Livros Publicados

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Análise de investimentos. Vertice, 1990.

Sinopse: Tendo em vista que a Análise de Investimentos é um problema com que se defrontam permanentemente os dirigentes empresariais, este livro apresenta a Matemática Financeira como ciência básica e a Engenharia Econômica como técnica, preenchendo uma lacuna importante na literatura da área. Trata-se então de um manual básico para a solução de problemas de Análise de Investimentos. Capítulos sobre a Técnica de Tomada de Decisões e Estratégia Empresarial complementam seu conteúdo e tornam a obra da maior importância para economistas, gerentes financeiros, administradores de empresas e engenheiros de produção

CASAROTTO FILHO, Nelson; FÁVERO, José Severino; CASTRO, José Ernesto Escosteguy. Gerência de projetos/engenharia simultânea. Atlas, 1998.

Sinopse: Mais do que nunca, o ambiente extremamente competitivo das empresas está a exigir um processo de constante mudanças, em qualquer tipo de segmento produtivo. E mudanças significam projetos, quer sejam mudanças nos produtos, nos processos de fabricação ou nos esquemas administrativos. Este livro se propõe a auxiliar quem tem a função de liderar, planejar ou controlar um processo de mudança, dando ênfase para a Engenharia Simultânea, a forma mais avançada de gestão de projetos, em que a diminuição do prazo é fator primordial.

CASAROTTO FILHO, Nelson. Projeto de negócio: estratégias e estudos de viabilidade. Atlas, 2002.

Sinopse: Dividido em três partes, o livro apresenta na primeira um modelo de mix estratégico, ou seja, um conjunto de estratégias suficientes para a orientação de uma empresa. A parte II define um modelo de anteprojeto, genérico, em que a geração dos parâmetros, agrupados em suas partes tradicionais, é enfocada sob o prisma de transformação das estratégias em parâmetros concretos para a tomada de decisão sobre o negócio e conseqüente início dos projetos de engenharia. Já a última parte contém complementos importantes, que são as redes de empresas e a gestão de projetos. É um texto flexível que pode ser utilizado por uma grande empresa que lidere o negócio, mas também por uma pequena empresa participante de uma rede de empresas, parceiro terceirizado, franqueado outras formas de arranjos empresariais.

LASTRES, Helena Maria Martins; CASSIOLATO, José Eduardo; MACIEL, Maria Lúcia. Redes de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local. Atlas, 2001.

Sinopse: Este livro aborda mecanismos de cooperação empresarial e de desenvolvimento regional, enfatizando que, num mundo globalizado e altamente competitivo como o atual, só o associativismo e a união são o caminho para as pequenas e médias empresas conseguirem força competitiva. Os autores expõem teoria sobre competitividade em redes de empresas, bem como apresentam exemplos práticos de redes de pequenas empresas italianas que obtiveram resultados extraordinários de desenvolvimento ao adotarem programas participativos. Em seu conteúdo são analisados tópicos como Globalização, competitividade versus socialização; Estratégias empresariais e competitividade para pequenas empresas; Redes de pequenas empresas; Agilidade nas redes de empresas; Necessidade de um processo de desenvolvimento local para o sucesso do modelo.

CUNHA, Idaulo José. Governança, internacionalização e competitividade de aglomerados produtivos de móveis no Sul do Brasil, Portugal e Espanha. Chapecó: Arcus Ind. Gráfica, 2007.Sinopse: Adaptado da Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, da UFSC, sob título original “Análise das formas e dos mecanismos de governança e dos tipos de confiança em aglomerados produtivos de móveis no sul do Brasil e em Portugal e na Espanha (Galícia) e a associação com a inserção internacional e com a competitividade”.
CASAROTTO FILHO, Nelson. Elaboração de projetos empresariais:análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. Atlas, 2009.

Sinopse: Modernamente, a idéia ou intenção empresarial é um campo complexo chamado de Estratégia Empresarial. Além do mais, a nova ordem mundial, apontando para cenários de globalização da economia, exigindo novos padrões de competitividade para os negócios, está a impor às empresas readequações estratégicas e consequentes novos projetos, que devem ser gerados e analisados sob novas óticas e novos técnicas. Hoje em dia, um projeto de investimento empresarial pode envolver: Estratégia Competitiva, Mercado, Marca, Parcerias com Fornecedores, Parcerias com Clientes e Parcerias com Concorrentes, Terceirizações, Franquias, Fabricação, Logística, Gestão, Equacionamento Econômico Financeiro. Sem dúvida, houve um aumento de complexidade. Tendo em vista essas peculiaridades é que foi elaborada esta obra, visando repensar a elaboração de projetos empresariais.