Planejamento Industrial
Como elaborar um ante-projeto, estudos de mercado, localização, tamanho e retorno sobre o investimento é lecionada para os cursos de graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para 50 alunos por semestre, também está disponível para alunos de outros cursos da universidade e membros da comunidade
___________________________________________________________
Ementa
EPS5227 – PLANEJAMENTO INDUSTRIAL (54 horas/aula)
Turma 0842A – 213303 Turma 0842B – 213303
- Elaboração de um Ante-projeto
- Mercado
- Localização
- Tamanho
- Engenharia
- Receitas-custos
- Retorno do investimento
- Uso de planilhas financeiras e software de análise econômico-financeira.
- Seminário de Anteprojetos e Planos de Negócios – LabSAD
Programa
- Noções de Planejamento Empresarial
- Etapas de um Empreendimento Industrial
- Metodologia para Elaboração dos Ante-Projetos
- Estudos de Mercado
- Estudos de Localização
- Estudo do Tamanho
- Análise de Tecnologias e Fatores de Produção
- Caracterização do Processo Produtivo
- Determinação do Investimento
- Projeção de Receitas e Custos
- Análise de Retorno do Investimento
Bibliografia
- Atlas do Mercado Brasileiro. Gazeta Mercantil
- AZEVEDO, S. C. Guai Valor Econômico de Marketing para pequenas e médias empresas ! ed. São Paulo: Editora Globo S.A,, 2002. 136 p. (Valor Econômico.)
- BUARQUE, C. Avaliação Econômica de Projetos. Rio de Janeiro, Campus, 1984.
- CASAROTTO FILHO & KOPITTKE, B. Análise de Investimentos.
- CASAROTTO FILHO, Nelson. Anteprojeto Industrial: das Estratégias Empresariais a Engenharia.
- CASAROTTO Filho, Nelson. Projeto de Negócio : Estratégias e Estudos de Viabilidade. São Paulo, Atlas 2002.
- GARBER, ROGÉRIO. Inteligência Competitiva de Mercado : como capturar, armazenar, analisar informações de marketing e tomar decisões num mercado competitivo Salvador:
- Guia Econômico Valor de Marketing p/ pequenas e médias empresas
- HAYES,R.H. & WHELWRIGHT,S.C. Restouring our competive edge. New York, Wiley, 1984.
- MARX, Karl. 1982. Para a crítica da economia política ; Salário, preço e lucro ; O rendimento e suas fontes : a economia Vulgar Abril Cultural. São Paulo. 242 p.
- MATTAR, FAUZE N. Pesquisa de Marketing São Paulo: Atlas., 1996. 270 p. p.
Menezes, Hilton, Comércio Eletrônico para Pequenas Empresas, ISBN: 85-7502-120-6 , www.visualbooks.com.br
- OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia Empresarial. São Paulo, Atlas, 1992.
- Outros: Holanda, Manual da ONU, Manual da UNIDO, Apostilas do IBP.
- PEREIRA, Heitor José. SANTOS, Sílvio Aparecido dos Santos. Criando seu Próprio Negócio – Como Desenvolver o Potencial Empreendedor. Edição SEBRAE
- PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Análise de Dados Quantitativos. Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. FAPESP, USP, EDUSP, 1999.
- PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1986.
- ROSA, Giovane. Exemplo de Ante-Projeto
- Vilbrandt e Dryden-Chemical Engineering Plant Design.
- WOILER & MATHIAS. Projetos. São Paulo, Atlas, 1983.
- WRIGHT, Peter; KROLL, John Parnell. Administração Estratégica, Conceitos. São Paulo, Editora Atlas, 2000.
________________________________________
Links
FIESC-Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Página do Prof. Edson Pamplona