UFSC » LABSAD » HP Power Generation (Human Power Generation): Geração de energia por força humana.
Laboratório de Sistemas de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Investimentos

Publicado em 01/08/2012 às 17:56

\Parece brincadeira, mas em tempos de sustentabilidade reaparece como alternativa para geração de energia elétrica equipamentos que transformam a energia humana em energia elétrica. Dentre as alternativas, aparecem equipamentos usando a mesma lógica de “bicicleta”, manivela e carrosel (roda movimentada por crianças nos parques infantis). A bicicleta teria potência instalada entre 50 e 100 W; a manivela entre 50 e 100 W e o carrosel entre 100 e 600 W. A aplicação seriam para pequenos usos domésticos, hospitais e centros hospitalares e, escolas, respectivamente. A sugestão é que tais equipamentos teriam usos em países e regiões com fornecimento instável de energia elétrica.

Com certeza não é a solução para os problemas de geração de energia de nossa sociedade consumista, mas serve para abrir a cabeça, soluções simples as vezes podem ser surpreendentemente sustentáveis.

Fonte:  MECHTENBERG, Abigail R. et al. Human power (HP) as a viable electricity portfolio option below 20W/Capita. Energy for Sustainable Development, v. 16, n. 2, p. 125-145, 2012. Disponível no sciencedirect.com dentro da UFSC.

Para o ano de 2010 está previsto mais duas edições, conforme política editorial. O IJIE está aberto para novas submissões. Visite o site.

• Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 10 de março 2017 - 14:42:36