João Ernesto Escosteguy Castro
EMail

☆ 20/10/1951    † 18/03/2008

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (1980). Foi um dos idealizadores do curso de Engenharia de Produção, tendo sido professor da graduação e do mestrado. Atuava no Laboratório de Sistemas de Apoio à Decisão (LabSAD), do qual foi supervisor.

A ênfase de sua pesquisa era em planejamento industrial, economia da engenharia e gerência de projetos atuando principalmente em engenharia de produção, universidade-empresa, ensino a distância, gerência de projetos e ensino de graduação. Foi co-autor do livro Gerência de Projetos/Engenharia Simultânea e apresentou diversos trabalhos, posteriormente publicados em congressos de sua área de atuação.

Foi editor da Revista de Produção online, atuou no Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) e no projeto WebEnsino. Foi coordenador de estágios de graduação em Engenharia de Produção, consultor ad hoc do Conselho Estadual de Educação (GESC), para avaliação de cursos de graduação. Também foi consultor da Capes para avaliação do projeto de implantação do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Foi, ainda, consultor da FINEP e representante da UFSC junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Florianópolis (CMDCF).

Foi membro da diretoria da Associação Catarinense de Engenheiros, 1º tesoureiro do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina e atuou, também, junto ao CREA/SC na câmara de Engenharia Industrial. Foi, ainda, vice-coordenador da regional de Santa Catarina da Associação Brasileira de Engenharia (Abenge).

Além das atividades acadêmicas o professor João Ernesto exerceu as funções de vice-comodoro do Iate Clube Veleiros da Ilha e presidente da comissão de serviços internacionais do Rotary Club de Florianópolis.