Planejamento Industrial

Como elaborar um ante-projeto, estudos de mercado, localização, tamanho e retorno sobre o investimento é lecionada para os cursos de graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para 50 alunos por semestre, também está disponível para alunos de outros cursos da universidade e membros da comunidade

___________________________________________________________

Ementa

EPS5227 – PLANEJAMENTO INDUSTRIAL (54 horas/aula)

Turma 0842A – 213303 Turma 0842B – 213303

Programa

  1. Noções de Planejamento Empresarial
  2. Etapas de um Empreendimento Industrial
  3. Metodologia para Elaboração dos Ante-Projetos
  4. Estudos de Mercado
  5. Estudos de Localização
  6. Estudo do Tamanho
  7. Análise de Tecnologias e Fatores de Produção
  8. Caracterização do Processo Produtivo
  9. Determinação do Investimento
  10. Projeção de Receitas e Custos
  11. Análise de Retorno do Investimento

Bibliografia

  • Atlas do Mercado Brasileiro. Gazeta Mercantil
  • AZEVEDO, S. C. Guai Valor Econômico de Marketing para pequenas e médias empresas ! ed. São Paulo: Editora Globo S.A,, 2002. 136 p. (Valor Econômico.)
  • BUARQUE, C. Avaliação Econômica de Projetos. Rio de Janeiro, Campus, 1984.
  • CASAROTTO FILHO & KOPITTKE, B. Análise de Investimentos.
  • CASAROTTO FILHO, Nelson. Anteprojeto Industrial: das Estratégias Empresariais a Engenharia.
  • CASAROTTO Filho, Nelson. Projeto de Negócio : Estratégias e Estudos de Viabilidade. São Paulo, Atlas 2002.
  • GARBER, ROGÉRIO. Inteligência Competitiva de Mercado : como capturar, armazenar, analisar informações de marketing e tomar decisões num mercado competitivo Salvador:
  • Guia Econômico Valor de Marketing p/ pequenas e médias empresas
  • HAYES,R.H. & WHELWRIGHT,S.C. Restouring our competive edge. New York, Wiley, 1984.
  • MARX, Karl. 1982. Para a crítica da economia política ; Salário, preço e lucro ; O rendimento e suas fontes : a economia Vulgar Abril Cultural. São Paulo. 242 p.
  • MATTAR, FAUZE N. Pesquisa de Marketing São Paulo: Atlas., 1996. 270 p. p.

Menezes, Hilton, Comércio Eletrônico para Pequenas Empresas, ISBN: 85-7502-120-6 , www.visualbooks.com.br

  • OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia Empresarial. São Paulo, Atlas, 1992.
  • Outros: Holanda, Manual da ONU, Manual da UNIDO, Apostilas do IBP.
  • PEREIRA, Heitor José. SANTOS, Sílvio Aparecido dos Santos. Criando seu Próprio Negócio – Como Desenvolver o Potencial Empreendedor. Edição SEBRAE
  • PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Análise de Dados Quantitativos. Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. FAPESP, USP, EDUSP, 1999.
  • PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1986.
  • ROSA, Giovane. Exemplo de Ante-Projeto
  • Vilbrandt e Dryden-Chemical Engineering Plant Design.
  • WOILER & MATHIAS. Projetos. São Paulo, Atlas, 1983.
  • WRIGHT, Peter; KROLL, John Parnell. Administração Estratégica, Conceitos. São Paulo, Editora Atlas, 2000.

________________________________________

Links

Webensino

SEBRAE-SANTA CATARINA

FIESC-Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Referência para Cálculos

Núcleo de Manufatura Avançada

Página do Prof. Edson Pamplona

Escola de Novos Empreendedores

Super Dicas para o Excel